terça-feira, 22 de setembro de 2009

Onde está a fronteira entre inspiração artesanal e cópia?
A meu ver, inspiração baseia-se na espontaneidade, na vontade de criar algo novo e autêntico; colocando nos seus trabalhos o seu estilo e um pouco da sua personalidade...
Criar requer tempo, planeamento, maturidade, pesquisa, aprendizagem de novas técnicas, sensibilidade e acima de tudo dedicação!!!
A cópia, tal como o próprio nome indica, significa imitação e/ou reprodução original... utiliza o mesmo desenho, as mesmas cores, a mesma forma e o mesmo estilo!
A internet possibilita isto e muito mais... É triste saber que a inércia impulsiona muito dos ditos "artesãos". A cópia apodera-se da parte mais pessoal do trabalho de um artesão, mesmo quando se trata de uma cópia parcial. Se alguma vez, alguém se sentiu lesada por mim que me informe... pois eu sinto-me lesada!!!
Ousar - criar - inventar - pensar
Aos meus amigos, seguidores e visitantes o meu muito obrigada!

2 comentários:

Unknown disse...

Nós também sabemos muito bem o que é isso, e o quanto frustrante pode ser...
Chegam ao cúmulo de copiar as nossas fotos, e dizer que os trabalhos são deles.

Enfim...

PS: Blog muito giro :) e gostamos muito do monstro que come comentários :D

Biscuit da Sónia disse...

Pois... eu também já me senti lesada por este tipo de atitude, enfim é mesmo triste, não digo que não me inspiro ao ver os trabalhos de outros artesãos mas recuso-me a copiá-los!!! À conta disso os meus mais de 600 artigos que tenho no meu blogue foram todos modificados e coloquei marcas de água em todas as fotos (que trabalheira!!!)

De qualquer dos modos aproveito para dizer que a amora é um blog que não deixa ninguém indiferente fazes trabalhos lindos, é muito bom ter uma convivência sã com outros colegas artesãos
beijinhos e continua assim!